Soja: pesquisa com produtores revela os maiores desafios da cultura
Para traçar um cenário do setor, estudo entrevistou donos de fazenda e engenheiros agrônomos.
A plataforma Climate Fieldview realizou uma pesquisa inédita com produtores de soja no Brasil. O objetivo foi entender como está o cenário que vai desde o cultivo até a colheita. Os respondentes foram taxativos: custos de produção e oscilação do dólar estão entre os maiores desafios.
Dos respondentes, 61% são donos de fazenda e 28% agrônomos. Eles ajudaram a traçar um panorama do cenário atual da plantação do grão e entender quais as dificuldades e principais ferramentas utilizadas para ganhos positivos na produção.
Veja os principais tópicos abordados pela pesquisa
Comercialização da soja
Para 42% dos respondentes, a maior preocupação na hora de comercializar o produto é o preço da saca. Já para 31%, o que dá mais dor de cabeça é focar na resolução do problema dos custos e, assim, poder comercializar a soja de maneira mais adequada.
Principais desafios
Para 72% dos entrevistados, o clima é um entrave que preocupa na hora da produção. Já para 14% o preço da commodity é o principal desafio do mercado.
Para 62% dos respondentes, o monitoramento é o segredo para resolver problemas com a lavoura da soja, ao passo que 29% dos respondentes apontam que vão logo para a aplicação de insumos de acordo com a pressão da praga.
Impactos na rentabilidade da soja
Os maiores receios do produtor giram em torno dos custos da produção. 70% apontaram essa preocupação e 11% se inquietam com a competitividade do mercado. Já a oscilação do dólar é a preocupação de 43% dos resultados. 18% apontam a restrição dos compradores como um problema na hora da venda da soja.
Para 58% dos respondentes a tecnologia agronômica, como prescrições e imagens de satélite, é a ferramenta mais efetiva para prever problemas na lavoura. 16% preferem tecnologia em máquinas de telemetria e 25% optam por cuidar mais do clima.
O que vem pela frente
A pesquisa também questionou a respeito dos maiores desafios que os produtores enxergam para o futuro. Para 36% dos entrevistados, investir mais em conectividade é crucial para melhorar a produção de soja no país. Já para 34%, os profissionais capacitados são o foco e a falta deles é o maior problema.
Para as próximas lavouras, tecnologia e capacitação são os maiores desafios apontados pela maioria.
Fonte: Canal Rural